08 abril 2009

Prado

"Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

Mandou lançar o prumo. Acharam vinte e cinco braças. E ao sol-posto umas seis léguas da terra, lançamos ancoras, em dezenove braças -- ancoragem limpa. Ali ficamo-nos toda aquela noite. E quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitura à terra, indo os navios pequenos diante -- por dezessete, dezesseis, quinze, catorze, doze, nove braças -- até meia légua da terra, onde todos lançamos ancoras, em frente da boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas, pouco mais ou menos.

E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro.

Então lançamos fora os batéis e esquifes. E logo vieram todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor. E ali falaram. E o Capitão mandou em terra a Nicolau Coelho para ver aquele rio."

É assim que a Carta descreve o primeiro desembarque dos portugueses no Brasil. Ao que parece, não sendo apenas o bairrismo a falar e a puxar para a sua praia os eventos históricos, foi em Prado que se deu esse encontro. Prado é uma cidade pequena, com praias extensas e bonitas. Ali começam as falésias que se prolongam para Norte. Um pouco a Sul, Alcobaça e Caravelas levam até Abrolhos, um dos arquipélagos de eleição para mergulho. É também a costa das Baleias (Jubarte).

Com o fim do Carnaval, todas estas cidades litorais entram em época baixa e voltam ao comum dos dias. No entanto, há sempre uns recantos que se mantêm com os poucos turistas e passantes. Um desses casos é a pousada Lagoa Pequena, onde ficámos dois dias. Um casal de São Paulo que se reformou e aqui se instalou para receber, conhecer e conversar com gente nova, todos os dias.
Perspectivas que vamos encontrando um pouco por todo o lado, de gente que decide trocar as voltas à vida. Para aproveitar paisagens como esta, por exemplo.